A viagem pelo mundo por chapéus

Conheça alguns chapéus que fizeram história em cada pais no mundo.

Atire a primeira pedra quem faz uma viagem e não leva uma lembrancinha para casa em cada lugar no mundo que conhecemos. A diferença é o que cada um leva pa si, como algo memorável. Alguns trazem cartões postais, imãs ou alguma lembrança especifica de cada local, mas podem acreditar, existem locais no mundo que o melhor a se trazer é um CHAPEU ( e modéstia parte, são as melhores lembranças)

SOBRERO – MÉXICO

O sombrero é o chapéu tradicional mexicano. O seu nome provém da palavra “sombra” e refere-se a algo que protege do sol, o que é bastante útil num país com temperaturas tao elevadas como o México, principalmente entre os camponeses que passam muitas horas ao sol. Estes chapéus possuem um cone comprido e abas largas e são normalmente elaborados com palha ou feltro. O uso do sombrero, atualmente, no México, é bastante raro, fazendo parte apenas das apresentações folclóricas do país, sobretudo na música.

Sombrero mexicano que mostra um pouco da historia e festas do méxico

Chapéu de Fez – Marrocos

Também conhecido como tarbush, o Fez é um chapéu com forma de cone e com a ponta amassada. É originário de Marrocos e tornou-se popular durante o Império Otomano. Este chapéu é de utilização exclusiva dos homens, na sua maioria muçulmanos.

Chapéu – Panamá

Neste caso, podemos dizer que o nome engana, já que este conhecido modelo de chapéu na realidade é fabricado no Equador. Parece ser que recebeu este nome porque o presidente dos EUA, Theodore Roosevelt,  usou um destes chapéus durante uma visita ao Canal do Panamá, em 1906. E desde esse dia, não deixou de estar na moda!

Contudo, o Dicionário Oxford registra que esse termo é usado desde pelo menos 1834.Inicialmente era um produto exclusivamente masculino. Ainda hoje o chapéu é utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres. Por vezes simboliza o ambiente praieiro tropical.

fonte

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Precisa de Ajuda?
%d blogueiros gostam disto: